PESQUISA DE NOTÍCIAS
Palavra no Título     Palavras chave
Area Site     Fonte   N.º MAX. Registos           



ZARCO: SETE DÉCADAS A INOVAR NO CALÇADO MASCULINO

A Zarco foi fundada em 1942 e, desde o início, primou pela qualidade e excelência do seu calçado e pelos pormenores do fabrico. Faz parte da génese e da cultura da empresa produzir apenas sapatos masculinos, cuja marca, Carlos Santos, é também nome do proprietário.

A diretora comercial da Zarco, Ana Santos, refere ao VerPortugal que a estratégia de sustentabilidade da empresa assenta “no capital humano que a constitui, com base numa relação sólida de confiança e de partilha, o que lhe permite criar e desenvolver produtos de excelência direcionados a um segmento alto-luxo”.

A política de qualidade da empresa passa pela criteriosa seleção e verificação dos materiais, antes de iniciar o processo de transformação. O sapato, desde o design, é integralmente produzido na Zarco. Ao longo dos anos, a empresa apostou no fabrico artesanal através da implementação do sistema “Goodyear Welted”. Processo em que as máquinas apenas complementam pormenores que a mão humana não consegue.

Em qualquer uma das linhas da empresa (Santos by Carlos Santos, Carlos Santos e Carlos Santos Handcrafted), os sapatos permanecem nas formas de produção durante sete dias para que, após o seu uso, o “look” do sapato se mantenha como novo. O acabamento das peles utilizadas é também importante. Na Zarco, cada par de sapatos é “acabado” três vezes, ou seja, leva um tratamento e fica a aguardar que a pele absorva o produto aplicado, constituído à base de ceras naturais. O processo é repetido até chegar à escovagem final. Por dia, são produzidos uma média de 450 sapatos.

 Ao VerPortugal a responsável declarou que 99 por cento do calçado produzido pela empresa se destina à exportação. Alemanha, Holanda, Estados Unidos, Japão, Espanha, Bélgica (país onde a Zarco possui loja própria – a Mackjames), Angola e Luanda são alguns dos destinos de eleição dos sapatos sanjoanenses.

 Em Portugal, os modelos de luxo podem ser encontrados em algumas lojas de Lisboa e do Porto.

Segundo Ana Santos, são várias as individualidades do Governo português que calçam modelos Carlos Santos. A nível internacional, a Zarco teve conhecimento que, recentemente, um ministro holandês adquiriu um par de sapatos da sua marca.

Sendo a MICAM – Feira Internacional de Calçado em Milão, a mostra anual mais importante e prestigiada do sector, a Zarco marca presença dando a conhecer as suas coleções que também surgem em revistas internacionais como a “Vogue”, onde são apreciadas pelos compradores mais exigentes.


2012-10-17
www.verportugal.net,out.2012

< VOLTAR